Você está em: HomePerguntas e RespostasPerguntas e RespostasSobre energiaSobre EnergiaDisturbios e anomaliasDistúrbios e anomalias

Spikes de chaveamento



Os spikes de chaveamento, um tipo especial de EMI, são ruídos constituídos por pulsos repetitivos de amplo espectro de freqüências que acometem a rede elétrica continuamente. São gerados por motores, aparelhos de ar condicionado, ventiladores de teto e praticamente todos os eletrodomésticos.

Estes equipamentos injetam ruídos na rede elétrica de modo diferencial, com mais freqüência, embora o façam também em modo comum. Os ruídos de modo diferencial são sinais espúrios que se apresentam entre a fase e o neutro, ou entre as duas fases. Ruídos de modo comum aparecem simultaneamente nas duas fases ou na fase e no neutro, com a mesma amplitude em relação ao terra.

Fontes chaveadas, reatores eletrônicos, corretores ativos de fator de potência, inversores para motores e uma série de outros dispositivos chaveadores costumam gerar ruídos de modo comum.

A propagação destes ruídos se efetua por condução e um forte aliado para a atenuação dos mesmos são as indutâncias séries dos condutores nas instalações elétricas. Estas indutâncias criam uma alta impedância que dificulta a circulação destas correntes. Também por serem compostos de um componente em alta freqüência, estes ruídos tendem a se propagar pela superfície dos condutores. Os fios rígidos utilizados nas instalações, por apresentarem pouca superfície de condução, favorecem também esta atenuação. Entretanto, os ruídos que não são atenuados e que penetram nos equipamentos, da mesma forma como ocorrem também com outros ruídos de EMI/RFI, acabam por produzir os efeitos de funcionamento errático dos equipamentos. O que ocorre é que dentro dos equipamentos haverá uma contaminação dos sinais analógicos e digitais de tal forma a levar os circuitos a interpretarem as funções erroneamente. Principalmente nos circuitos digitais, que trabalham com processamento de dois níveis discretos de tensão, estas formas de onda devem ter as bordas de mudança de estado limpas, caso contrário, a interpretação dos níveis lógicos são alterados, modificando os bytes a serem processados. Um byte alterado significa um endereçamento errado e o cumprimento de uma determinada função fica comprometido.

Isto é especialmente catastrófico em circuitos de controle de equipamentos que realizam tarefas importantíssimas nas atividades sociais. Imaginem o endereçamento errôneo de palavras digitais nos controladores de vôo e radares dos aeroportos, circuitos eletrônicos das aeronaves (daí a necessidade de desligar celulares, notebooks etc dentro de aviões), nos equipamentos de suporte à vida e em uma incontável gama de outros equipamentos imprescindíveis para manter o mundo moderno funcionando.

Nas residências e escritórios comerciais, onde os cuidados necessários para eliminação dos seus efeitos indesejáveis praticamente não existem, acabam por se tornarem os responsáveis, entre outros problemas, pelo travamento dos computadores ou bugs de softwares. Em equipamentos A/V provocam os famosos chiados nos alto-falantes e, para dar um exemplo muito comum, aqueles "chuviscos" que aparecem na tela do televisor quando um outro eletrodoméstico é ligado simultaneamente.

Topo Topo


Primeira Anterior
Próxima Última
Como escolher

Encontre um nobreak ou estabilizador ideal para sua necessidade.


Onde comprar

Encontre uma revenda SMS mais próxima.


Fale com a SMS

Envie sua dúvida ou sugestão através do Fale conosco




Nobreaks Senoidal e Inteligente, Estabilizadores, Filtros de Linha, Módulos de Baterias, Software de Gerenciamento de Energia, Automação Residencial, Iluminação.
SMS - O Melhor da Tecnologia para Você - Copyright 2015 - Todos direitos reservados

Política de Privacidade / Termo e Condições de Uso / Mapa do Site