Você está em: HomePerguntas e RespostasPerguntas e RespostasSobre energiaSobre EnergiaDisturbios e anomaliasDistúrbios e anomalias

Taxa de rejeição da fonte de alimentação (PSRR)



O PSRR (Power Supply Rejection Ratio, ou taxa de rejeição da fonte de alimentação) é um parâmetro que não pode ser propriamente definido com um distúrbio da rede elétrica. Não pelo menos nos termos como foram definidos os onze parâmetros anteriores. O PSRR está muito mais relacionado com as características elétricas dos circuitos intrínsecos aos equipamentos, especialmente aqueles referentes à capacidade de rejeição aos ruídos da fonte de alimentação, do que com características físicas da rede elétrica e das anomalias nela presentes.

Para que todos os circuitos internos de um equipamento eletroeletrônico funcionem adequadamente, é necessária a transformação da energia elétrica AC da rede em uma energia de corrente contínua.. Portanto, uma fonte de alimentação nada mais é do que um conversor AC / DC*, capaz de cumprir esta função.

É característica de todo conversor ter perdas de rendimento ao gerar a energia necessária, no caso das fontes de alimentação, um sinal contínuo, não livre de problemas relacionados com variações dinâmicas e ruídos presentes no sinal convertido. Portanto, chamamos de PSRR a capacidade que os circuitos internos dos equipamentos, alimentados por esta corrente contínua, têm de rejeitar os ruídos da fonte.

Para otimizar o PSRR é necessário que o equipamento tenha uma fonte de alimentação muito bem projetada e construída, e que, principalmente, seu funcionamento se enquadre dentro das normas internacionais estabelecidas para a EMC. Para que isto ocorra, o projetista não poderá economizar em componentes que não gerem ruídos excessivos, como é o caso dos semicondutores e elementos eletromagnéticos, como bobinas indutoras e transformadores; e ainda, implementar adequadamente elementos filtrantes de excelente qualidade, como os capacitores e bleeders.

O projetista deve tomar ainda cuidados especiais com a disposição destes componentes na placa de circuito impresso, bem como com o layout das trilhas de interligação dos componentes. Outra questão importante refere-se ao cabeamento e pontos internos de aterramento no chassi dos equipamentos. Para completar, o PSSR é fundamental para compreendermos porque determinados equipamentos são mais suscetíveis que outros em relação a determinados ruídos e serve muito bem para explicar aquilo que afirmamos no início deste artigo: é consenso entre os especialistas da área que na interação de funcionamento de um equipamento em relação a outros, nem sempre os resultados são os previamente esperados.

*Fontes de alimentação é uma das áreas de especialização da SMS. A empresa iniciou suas atividades da década de 80 projetando e industrializando fontes de alimentação para a então nascente indústria de TI, daí o nome SMS do inglês Switching Mode Supply.

Topo Topo


Primeira Anterior
Como escolher

Encontre um nobreak ou estabilizador ideal para sua necessidade.


Onde comprar

Encontre uma revenda SMS mais próxima.


Fale com a SMS

Envie sua dúvida ou sugestão através do Fale conosco




Nobreaks Senoidal e Inteligente, Estabilizadores, Filtros de Linha, Módulos de Baterias, Software de Gerenciamento de Energia, Automação Residencial, Iluminação.
SMS - O Melhor da Tecnologia para Você - Copyright 2015 - Todos direitos reservados

Política de Privacidade / Termo e Condições de Uso / Mapa do Site