Você está em: HomePerguntas e RespostasPerguntas e RespostasSobre energiaSobre EnergiaDisturbios e anomaliasDistúrbios e anomalias

Ruídos de EMI/RFI - (Electromagnetic Interference/Radio Frequency Interference).



A interferência eletromagnética é um distúrbio de emissão provocado pelos circuitos internos dos equipamentos e também por eventos naturais que atingem a rede elétrica causando uma resposta indesejada, mau funcionamento ou degradação de performance de equipamentos. Por sua vez, a interferência por radiofreqüência é uma energia elétrica contida dentro do espectro das transmissões de ondas de rádio. A RFI conduzida é mais facilmente encontrada nas freqüências de alguns KHz até 30MHz. A RFI por irradiação é encontrada na faixa de freqüência que vai dos 30MHz até 10GHz.

As ondas de rádio podem também ser geradas localmente pelos equipamentos digitais de alta velocidade como: CD Players, DAC's, DVD's, vídeo cassetes, TV's, sintonizadores, computadores, celulares e uma infinidade de outros equipamentos de tecnologia Wireless, muito comuns atualmente.

Os chassis dos equipamentos, bem como seus cabos de força e interligação, captam com muita facilidade estes dois tipos de interferência. Esses ruídos por apresentarem amplo espectro de freqüência são bastante difíceis de serem filtrados, principalmente se o sistema de aterramento não apresentar qualidade.

Embora a maior parte dos equipamentos possua filtros internos para atenuar a presença destes ruídos, a conexão de um bom aterramento é indispensável para que estas correntes espúrias fluam adequadamente para o terra.

Os níveis de EMI / RFI são internacionalmente regulamentados por normas que definem e estabelecem o conceito de EMC (Electro Magnetic Compatibility). Ou seja, a compatibilidade que um equipamento eletrônico deve apresentar entre os limites da sua capacidade de emissão de ruídos (EMI / RFI Emissions) e os limites da tolerância à captação dos mesmos, chamada de imunidade ou suscetibilidade (EMI / RFI immunity ou susceptibility). Podemos citar como exemplo a IEC 61000-2-2 que, inclusive, normatiza o uso da rede elétrica de baixa tensão para a transmissão de dados. Esta tecnologia é usada há algum tempo em baixa velocidade para monitoração e controle de equipamentos remotos pelas concessionárias, mas vem sendo testada no primeiro mundo e inclusive no Brasil para uso da internet em alta velocidade, podendo poluir ainda mais a rede de distribuição de energia.

Topo Topo


Próxima Última
Como escolher

Encontre um nobreak ou estabilizador ideal para sua necessidade.


Onde comprar

Encontre uma revenda SMS mais próxima.


Fale com a SMS

Envie sua dúvida ou sugestão através do Fale conosco




Nobreaks Senoidal e Inteligente, Estabilizadores, Filtros de Linha, Módulos de Baterias, Software de Gerenciamento de Energia, Automação Residencial, Iluminação.
SMS - O Melhor da Tecnologia para Você - Copyright 2015 - Todos direitos reservados

Política de Privacidade / Termo e Condições de Uso / Mapa do Site