Você está em: HomePerguntas e RespostasPerguntas e RespostasSobre energiaSobre EnergiaDisturbios e anomaliasDistúrbios e anomalias

Variações de frequência



Desvios da frequência da rede (60 Hz no Brasil) caracterizam este distúrbio. A frequência da rede está diretamente ligada à velocidade de rotação dos geradores e as ligeiras variações estão relacionadas à resposta do controle dos geradores à variações de carga. Variações fora dos limites aceitáveis são relativamente raras e estão ligadas a severas faltas no corpo principal do sistema de transmissão - grandes blocos de carga sendo desligados (um bairro inteiro, por exemplo) ou queda de geradores.

Essas variações são mais facilmente encontradas em sistemas que possuem grupos geradores que assumem o fornecimento de energia, na falta da rede pública. A resposta inadequada do controle desses equipamentos geradores à abruptas mudanças de carga pode conduzir a desvios sensíveis na frequência de saída, afetando principalmente circuitos que utilizam cruzamento de zero da rede para contagem de tempo. Segundo as normas IEC 61000-2-2, são aceitáveis variações de até +/- 1Hz.

Fontes chaveadas costumam conviver bem com grandes variações de frequência da rede o que não ocorre com fontes lineares, pois o transformador pode sofrer um sobreaquecimento e até mesmo queimar.

Topo Topo


Primeira Anterior
Próxima Última
Como escolher

Encontre um nobreak ou estabilizador ideal para sua necessidade.


Onde comprar

Encontre uma revenda SMS mais próxima.


Fale com a SMS

Envie sua dúvida ou sugestão através do Fale conosco




Nobreaks Senoidal e Inteligente, Estabilizadores, Filtros de Linha, Módulos de Baterias, Software de Gerenciamento de Energia, Automação Residencial, Iluminação.
SMS - O Melhor da Tecnologia para Você - Copyright 2015 - Todos direitos reservados

Política de Privacidade / Termo e Condições de Uso / Mapa do Site