Você está em: HomePerguntas e RespostasPerguntas e RespostasSobre energiaSobre EnergiaEquipamentos condicionadores de energiaEquipamentos condicionadores de energia

Regenerador de rede



Uma nova classe de equipamento de condicionamento de energia está surgindo para atender ao exigente mercado de áudio e vídeo. Conhecidos como regeneradores de rede ou restauradores de forma de onda, trabalham também com o conceito de destruir a senóide da rede e reconstruí-la através de conversões sucessivas AC/DC/AC. Características como saídas com timing de ligação seqüencial e filtros independentes os tornam produtos de aplicação específica e cada fabricante procura implementar funções que atendam apelos de marketing exclusivos deste segmento.

Devido à confusão de nomenclaturas próprias de um mercado emergente, fabricantes tendem a vender produtos que não trabalham com conceito de reconstruir a senóide de saída e oferecem ao mercado como se assim o fossem, induzindo consumidores a adquirir produtos caros que não cumprem efetivamente com a função de um "true regenerator".

Regeneradores de rede e nobreaks on-line senoidal tendem a atender este mercado com excelentes características. Entretanto, os regeneradores levam algumas desvantagens pelo fato de não possuírem um banco de baterias internas, que os impossibilitam de continuar fornecendo energia à carga nos eventos de Brownout e Blackout.

A pouca capacidade de armazenamento de energia dos capacitores eletrolíticos dos regeneradores, não permitem que o mesmo suporte ausência de energia por mais de 10 ciclos de rede, tempo insuficiente para eliminar os efeitos da falta de energia nos afundamentos profundos de tensão de rede, (vide item 3.8 - Sags, Swells e Flickers).

Esta baixa capacidade de armazenamento de energia faz com que os nobreaks levem vantagens também nas respostas à variação dinâmica de carga, principalmente nas reproduções musicais, onde o amplificador de potência demanda grande quantidade de energia nos picos de potência de áudio.

Para compensar está pobre característica dos regeneradores, alguns fabricantes optam por alterar a freqüência da senóide de saída, elevando o seu valor nominal em algumas dezenas de Hertz. A alegação que atribuem a esta característica é que ela teria a capacidade de incrementar o fornecimento extra de energia quando os amplificadores de potência exigem respostas aos picos de áudio. Entretanto, no nosso entendimento, quando isto ocorre, simultaneamente é alterado o "ripple" das fontes de alimentação dos equipamentos conectados ao regenerador, principalmente da fonte do amplificador de potência. Isto leva a uma descompensação de pólos e zeros das malhas de realimentação dos circuitos amplificadores de erro presentes nos circuitos destes equipamentos, alterando suas curvas de resposta à freqüência e a capacidade de rejeição a ruídos, definidos como PSRR (melhor descrito no item 3.11 - PSRR).

Concluindo, esta característica pode melhorar alguns aspectos de reprodução sonora e de imagem mas piorar outros. Como já dissemos anteriormente, só ouvindo ou vendo para saber quanto isto pode ser bom ou prejudicial.

Topo Topo


Primeira Anterior
Como escolher

Encontre um nobreak ou estabilizador ideal para sua necessidade.


Onde comprar

Encontre uma revenda SMS mais próxima.


Fale com a SMS

Envie sua dúvida ou sugestão através do Fale conosco




Nobreaks Senoidal e Inteligente, Estabilizadores, Filtros de Linha, Módulos de Baterias, Software de Gerenciamento de Energia, Automação Residencial, Iluminação.
SMS - O Melhor da Tecnologia para Você - Copyright 2015 - Todos direitos reservados

Política de Privacidade / Termo e Condições de Uso / Mapa do Site