Você está em: HomePerguntas e RespostasPerguntas e RespostasTermos TécnicosTermos Técnicos

Termos Técnicos


O QUE SIGNIFICA "AC"?

Sigla que determina o regime de alimentação de cargas em corrente alternada, normalmente senoidal. É a forma de alimentação fornecida pelas concessionárias de energia.

O QUE É AMPÉRE (A)?

É a unidade de medida da intensidade da corrente elétrica.

O QUE É BANDA LARGA?

É uma característica de equipamentos que podem ser ligados tanto em valores baixos como em valores altos (90V a 250V, por exemplo), sem a necessidade de alteração de chaves.

O QUE É BLACKOUT?

Grandes interrupções de energia ou o que popularmente chamamos de black-out. São geralmente provocadas por algum distúrbio grave das subestações ou na rede de distribuição. Podem durar minutos ou se prolongar por horas. Este evento é o maior causador de prejuízos em empresas. Quanto mais informatizada a empresa, maior o investimento deverá ser realizado a fim de minimizar ou eliminar a atuação deste evento.

Como prevenir-se contra a interrupção de energia
  • Nobreak: elimina o problema. Entretanto, o usuário deverá atentar para o tempo de autonomia do nobreak, ou seja, sua capacidade de fornecer energia durante a interrupção da rede elétrica.
  • Filtro de linha: não resolve o problema.
  • Estabilizador de tensão: não resolve este problema.

O QUE É BY PASS?

Sistema de proteção que, em caso de sobrecarga ou "pane" do nobreak ou estabilizador, alimenta as cargas diretamente com a energia da rede elétrica de entrada.

O QUE É CAPACITOR?

Componente eletrônico bastante usado, principalmente em fontes (chaveadas ou lineares) de alimentação.

O QUE É CARGA?

A carga é definida como sendo todo e qualquer equipamento ou dispositivo que necessita receber a alimentação de uma fonte de energia para funcionar.

O QUE É CARGA CAPACITIVA?

Característica apresentada por cargas constituídas principalmente por capacitores. As cargas não lineares tais como as fontes chaveadas dos microcomputadores apresentam esta característica.

O QUE É CARGA DE BATERIA?

É a quantidade de energia presente na bateria. Quando a bateria está em plena carga, por exemplo, quer dizer que ela está com sua capacidade de acumulação de cargas completa, pronto para uso. Diz-se que uma bateria está descarregada quando ela não está em condições de fornecer energia.

O QUE É CARGA INDUTIVA?

A carga indutiva é aquela constituída principalmente de motores e/ou transformadores.

O QUE É CHAVE DE TRANSFERÊNCIA?

Chave interna responsável por transferir o fornecimento de energia de um sistema para outro (do inversor para o sistema by-pass, por exemplo).

O QUE SIGNIFICA "DC"?

Sigla que determina o regime de alimentação de cargas em corrente contínua. É a forma de energia fornecida pelas baterias e retificadores com filtro.

O QUE É DISTORÇÃO HARMÔNICA?

Este fenômeno é uma deformação da senóide (formato da onda) e é provocado por cargas pesadas conectadas à rede, do tipo de motores de indução, solenóides, geradores etc., principalmente aquelas cargas com baixo fator de potência.

Este distúrbio pode provocar uma desenergização momentânea da fonte de alimentação do computador, travando-o.

Soluções

O QUE É UM ESTABILIZADOR DE TENSÃO?

Corrige as variações da tensão que recebe da rede elétrica, fornecendo energia estabilizada em suas tomadas de saída.

Os estabilizadores da SMS incorporam filtros de linha, tornando-os também eficientes contra ruídos e, em alguns modelos, oferecem proteção contra surtos de tensão.

O QUE É EFEITO FLICKER?

Interrupções muito curtas no fornecimento da energia elétrica, com duração da ordem de milésimos de segundos e que quase sempre são imperceptíveis ao usuário. Provocam frequentemente perda de dados em arquivos de computadores ou travamento de sistemas.

Soluções
  • Filtro de linha: não resolve o problema.
  • Estabilizador de tensão: não resolve este problema.
  • Nobreak: corrigem o problema, ressalvando-se os tipos "stand-by" também conhecidos como "short-breaks" com grande tempo de transferência.

O QUE É FONTE LINEAR (OU CONVERSOR AC/DC)?

Fonte linear (ou conversor AC/DC) é um equipamento eletrônico que fornece alimentação contínua a partir de uma alimentação alternada. É muito comum em carregadores de celulares, eliminadores de pilhas, fontes de alimentação de impressoras entre outros usos.

A fonte linear normalmente apresenta como um de seus componentes um transformador, o que contra indica o seu uso em nobreaks que não apresentem forma de onda senoidal pura na saída. Com outro tipo de alimentação, o transformador aquece além do normal, podendo ter sua vida útil diminuída ou até queimar a fonte e/ou o nobreak que a alimenta. Apesar de mais pesada e apresentar um rendimento normalmente mais baixo que as fontes chaveadas, seu custo é bem mais interessante para pequenas e médias potências, daí o seu uso ainda ser muito popular.

O QUE SÃO FONTES CHAVEADAS?

São circuitos eletrônicos responsáveis pela conversão da tensão alternada da entrada AC em tensão contínua DC. Diz-se fonte chaveada quando seu funcionamento é baseado em chaveamento (condução e corte) da corrente elétrica em um indutor. É o tipo de fonte que equipa os microcomputadores. Apresentam características de carga capacitiva por causa do filtro de entrada.

O QUE É FORMA DE ONDA?

Representação gráfica que descreve como variam os valores de tensão (Tensão Alternada AC) ao longo do tempo.

O QUE É FORMA DE ONDA RETANGULAR COM CONTROLE DE LARGURA DE PULSO?

É a forma de onda que não é senoidal e que tem o valor eficaz da tensão corrigido através da utilização da técnica de modulação da largura de pulso (PWM). Para equipamentos de informática (equipados com fontes chaveadas), este tipo de forma de onda é perfeitamente aceitável, desde que o valor eficaz da tensão esteja dentro dos limites pré-determinados.

O QUE É FREQUÊNCIA DE REDE?

A frequência de rede é um dos parâmetros que define um regime de alimentação AC. É um valor que representa o número de ciclos por segundo. No Brasil, o valor padrão adotado para a frequência é 60 Hz (60 oscilações ou ciclos por segundo).

O QUE É INVERSOR?

Circuito interno do nobreak que transforma a tensão das baterias (DC) em tensão alternada (AC), sendo esta última do mesmo tipo da fornecida pela rede elétrica.

O QUE É KVA?

1 kVA equivale a 1000 VA (ver definição de VA).

O QUE É MISSÃO CRÍTICA?

É um conceito que classifica as atividades de uma organização como imprescindíveis.

Algumas rotinas são tão importantes para o ambiente de negócios que, se houver algum tipo de falha ou parada, poderá prejudicar os resultados e a própria sobrevivência da empresa no mercado.

Para garantir as aplicações de missão crítica, a corporação emprega uma infra-estrutura tecnológica capaz de suportá-las proativamente e passivamente evitando a paralisação de serviços computacionais e a perda de dados importantes ao negócio.

O QUE É MTBF?

Tempo médio entre falhas. Este número expressa a confiabilidade de um equipamento, quanto maior o MTBF, mais confiável é o equipamento.

O QUE É UM NOBREAK?

A principal função do nobreak é fornecer energia ininterrupta aos equipamentos, mesmo na ausência total de energia proveniente da rede elétrica. Isto é possível graças à utilização de baterias, que podem gerar até várias horas de autonomia, dependendo da configuração do nobreak.

Os nobreaks da SMS incorporam, entre outras características, o filtro de linha e o estabilizador, tornando-o eficiente contra as principais anomalias provenientes da rede elétrica (ruídos, surtos de tensão, sub e sobretensão).

Existem nobreaks de baixa, média e alta potência. Os nobreaks de baixa potência, por exemplo, fornecem autonomia de aproximadamente 15 minutos, suficiente para permitir ao usuário fechar todos os arquivos com segurança.

O QUE É REGULAÇÃO ON-LINE?

A regulação on-line só é possível graças a utilização do microprocessador. O microprocessador analisa constantemente a qualidade de energia elétrica recebida da rede e ajusta os níveis de tensão para fornecer um sinal de boa qualidade à carga em tempo real (on-line). Importante notar que os nobreaks que possuem regulação on-line fornecem energia estabilizada e de boa qualidade aos equipamentos a ele conectados mesmo quando entram em bateria.

O QUE SÃO RUÍDOS DE LINHA (EMI/RFI)?

São ruídos de alta-frequência provocados pela conexão de equipamentos como motores, ar-condicionados, fontes chaveadas, etc., à rede elétrica.

Dependendo da magnitude, provocam por exemplo, o efeito de chuviscamento na tela de televisores, monitores etc.

Soluções:

O QUE SIGNIFICA SUB E SOBRETENSÃO DE REDE?

Estes eventos ocorrem quando o nível da energia fornecido pela concessionária ultrapassa os limites aceitáveis e suportáveis pelos equipamentos. Se a subtensão atingir valores extrapolados, pode provocar perda de dados nos computadores, distorção na tela de monitores e televisores, etc. Ocorrendo sobretensão, certamente haverá queima de equipamentos.

Soluções:

  • Filtro de linha: não corrige o problema.
  • Estabilizador de tensão: corrige o problema desde que o estabilizador esteja adequadamente dimensionado para a carga. Estabilizadores com transformador subdimensionado e sem o número correto de taps não corrigirão o problema.
  • Nobreak: somente os do tipo "line interactive" e "on-line" corrigem o problema.

O QUE SÃO SURTOS DE TENSÃO?

São transientes de alta energia, que muitas vezes atingem a magnitude de kilovolts e aparecem na rede elétrica com muita frequência, principalmente no verão pela ação de descargas atmosféricas (raios).

De todos os eventos críticos, os surtos de tensão são os potencialmente mais perigosos e provocam grandes estragos, queimando placas de computadores, placas de rede, winchester, fontes de alimentação, hubs, fiação de rede, etc.

Os efeitos destes transientes na rede telefônica, por terem uma impedância maior que a rede elétrica, são ainda mais danosos. Aparelhos de fac-símiles, KS, PABX e outros equipamentos conectados diretamente à rede telefônica sem a devida proteção, estão condenados a serem seriamente danificados.

Soluções:

  • Filtro de linha: quando possuem internamente um componente chamado de supressor de transiente (p/ rede elétrica) e centelhador à gás (p/ rede telefônica) resolvem os problemas.
  • Estabilizador de tensão: com filtro de linha interno equipado com os componentes descritos no item anterior, também resolvem o problema.
  • Nobreak: idem ao estabilizador de tensão.

O QUE SIGNIFICA "TEMPO DE AUTONOMIA"?

Tempo de autonomia é o tempo que o nobreak é capaz de continuar funcionando sem energia presente na rede elétrica. Durante este período o nobreak fornece energia através de suas baterias.

O QUE É TEMPO DE TRANSFERÊNCIA?

Tempo necessário para que a chave de transferência mude a conexão rede elétrica-cargas para o conjunto baterias-inversor-cargas.

O QUE SÃO TRANSIENTES?

Os transientes são perturbações muitas vezes aleatórias e prejudiciais, que aparecem em um sinal elétrico.

O QUE É VA?

Unidade de medida da potência (Volt Ampére). A unidade VA é obtida pelo produto direto da tensão nominal pela corrente nominal. Este produto determina a potência do equipamento. Este valor é usado para a definição das características da instalação elétrica (cabos, fusíveis, disjuntores etc.).

O QUE SIGNIFICA VARIAÇÃO DE FREQUÊNCIA?

A frequência da energia fornecida pelas concessionárias é 60 Hz para todo o território nacional. A não variação desta frequência, além de um limite não superior a +/- 0,5Hz é um sério compromisso que as mesmas assumem com os consumidores. Ocorrendo uma variação superior a este limite poderá provocar superaquecimento e até queima da carga* que estiver conectada à rede.

Os equipamentos de informática e entretenimento de um modo geral, embora sendo menos sensíveis ao efeito deste evento, não se deve ligá-los a uma rede de 60Hz (ou vice-versa) se forem projetados para atuar em rede de 50Hz (existentes em muitos países da Europa e da América do Sul).
Obs.: entenda por carga qualquer tipo de equipamento ligado à rede como: motores, eletrodomésticos, luminárias, equipamentos de informática etc.

* Filtros de linha devem incorporar um componente conhecido como supressor de transientes. Filtros de má procedência que não tenham este componente em seu circuito elétrico não eliminam este problema.

É importante também alertar ao usuário que um bom aterramento (uso adequado do terceiro pino) é imprescindível para que todos os distúrbios da rede elétrica descritos neste artigo, tenham os seus efeitos minimizados.

O QUE É VOLT(V)?

É a unidade de medida da tensão.

Como escolher

Encontre um nobreak ou estabilizador ideal para sua necessidade.


Onde comprar

Encontre uma revenda SMS mais próxima.


Fale com a SMS

Envie sua dúvida ou sugestão através do Fale conosco




Nobreaks Senoidal e Inteligente, Estabilizadores, Filtros de Linha, Módulos de Baterias, Software de Gerenciamento de Energia, Automação Residencial, Iluminação.
SMS - O Melhor da Tecnologia para Você - Copyright 2015 - Todos direitos reservados

Política de Privacidade / Termo e Condições de Uso / Mapa do Site