O conteúdo que você tentou acessar esta disponível apenas para usuários com identificação específica.
Informe seu e-mail abaixo para receber seu lembrete de senha.
Digite uma palavra-chave sobre a sua dúvida no campo abaixo para encontrar informções relevantes.
É a unidade de medida da tensão.
Sigla que determina o regime de alimentação de cargas em corrente contínua. É a forma de energia fornecida pelas baterias e retificadores com filtro
É a unidade de medida da intensidade da corrente elétrica.
Unidade de medida da potência (Volt Ampére). A unidade VA é obtida pelo produto direto da tensão nominal pela corrente nominal. Este produto determina a potência do equipamento. Este valor é usado para a definição das características da instalação elétrica (cabos, fusíveis, disjuntores etc.).
É uma característica de equipamentos que podem ser ligados tanto em valores baixos como em valores altos (90V a 250V, por exemplo), sem a necessidade de alteração de chaves.
Estes eventos ocorrem quando o nível da energia fornecido pela concessionária ultrapassa os limites aceitáveis e suportáveis pelos equipamentos. Se a subtensão atingir valores extrapolados, pode provocar perda de dados nos computadores, distorção na tela de monitores e televisores, etc. Ocorrendo sobretensão, certamente haverá queima de equipamentos.
Soluções:
• Filtro de linha: não corrige o problema.
• Estabilizador de tensão: corrige o problema desde que o estabilizador esteja adequadamente dimensionado para a carga. Estabilizadores com transformador subdimensionado e sem o número correto de taps não corrigirão o problema.
São transientes de alta energia, que muitas vezes atingem a magnitude de kilovolts e aparecem na rede elétrica com muita frequência, principalmente no verão pela ação de descargas atmosféricas (raios).
A frequência de rede é um dos parâmetros que define um regime de alimentação AC. É um valor que representa o número de ciclos por segundo. No Brasil, o valor padrão adotado para a frequência é 60 Hz (60 oscilações ou ciclos por segundo).
Sistema de proteção que, em caso de sobrecarga ou "pane" do nobreak ou estabilizador, alimenta as cargas diretamente com a energia da rede elétrica de entrada.
Característica apresentada por cargas constituídas principalmente por capacitores. As cargas não lineares tais como as fontes chaveadas dos microcomputadores apresentam esta característica.
A carga indutiva é aquela constituída principalmente de motores e/ou transformadores.
São circuitos eletrônicos responsáveis pela conversão da tensão alternada da entrada AC em tensão contínua DC. Diz-se fonte chaveada quando seu funcionamento é baseado em chaveamento (condução e corte) da corrente elétrica em um indutor. É o tipo de fonte que equipa os microcomputadores. Apresentam características de carga capacitiva por causa do filtro de entrada.
É a quantidade de energia presente na bateria. Quando a bateria está em plena carga, por exemplo, quer dizer que ela está com sua capacidade de acumulação de cargas completa, pronto para uso. Diz-se que uma bateria está descarregada quando ela não está em condições de fornecer energia.
Tempo de autonomia é o tempo que o nobreak é capaz de continuar funcionando sem energia presente na rede elétrica. Durante este período o nobreak fornece energia através de suas baterias.
Chave interna responsável por transferir o fornecimento de energia de um sistema para outro (do inversor para o sistema by-pass, por exemplo).